Aqui você encontra os meus Projetos e Planos de Aula.
Você pode copiar, mas não deixe de comentar...
obrigada!
...O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações problemas... Jean Piaget

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Volta às aulas


O primeiro dia de aula é sempre muito esperado pelos alunos e professores por ser repleto de expectativas relacionadas ao futuro e de alegria em rever e fazer novos amigos. 
Voltar ou iniciar a escola é um momento precioso onde as relações e os laços afetivos se constroem. A sensibilidade dos educadores ao receber as crianças na escola fará toda a diferença para o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo.
A adaptação é o período em que as crianças se acostumam com o ambiente escolar, pois ir à escola representa um desafio onde terão contato com um novo espaço físico e afetivo, diferente do ambiente familiar em que convivem.
O professor e a escola devem facilitar esta nova fase da vida das crianças proporcionando uma separação bem sucedida e com autoconfiança. Para isso, um ambiente seguro, acolhedor e alegre deve estar à espera de cada aluno.  
Deixo aqui algumas sugestões minhas para este dia tão especial, espero que gostem..
bjsss .:Daniele:.
  1. Se possível, faça uma carta que demonstre seus sentimentos e expectativas para ser entregue a cada aluno antes do início das aulas. 
  2. Durante a primeira semana de aula, elabore (junto com a direção) um cronograma de horários a fim de que as crianças passem menos tempo na escola. Esse tempo deverá aumentar, a cada dia, até o horário normal das aulas. Para os pequenos, deixar que sejam acompanhados pelos pais no primeiro dia na escola.
  3. Decore a sala de aula de forma harmoniosa. Tenha o nome de cada aluno fixado em um painel decorativo para dar a ideia de que "pertencem ao grupo".
  4. Dê boas vindas aos alunos com alegria e carinho. Faça com que percebam que você estava a espera deles.
  5. De acordo com a faixa etária, convide os alunos para uma roda de conversa ou um bate-papo. Faça diversas perguntas sobre quem são, o que gostam de fazer e o que esperam aprender no decorrer do ano. Fale um pouco sobre você.
  6. Faça um passeio pela escola para que todos possam conhecer (ou relembrar) os ambientes e os profissionais que ali trabalham. 
  7. Elabore uma agenda com gincanas e brincadeiras de acordo com cada idade.
  8. Elabore uma paisagem em forma de painel. Peça para que cada criança faça uma dobradura de avião, barco ou pássaro e escrevam nela seus sonhos, metas ou expectativas para o ano letivo. Deixe os alunos colarem as dobraduras livremente no painel.
  9. Elabore com ao alunos os combinados da turma (ver marcador combinados) e estabeleça os cantinhos da sala (ver marcador cantinhos).
  10. Organize a rotina da turma.
  11. Confeccione uma lembrancinha para cada dia da semana. Deixo como sugestão de ideias o blog da Jacirinha www.jacirinha.blogspot.com .
  12. Esteja atenta aos sentimentos dos alunos nesta nova fase, demonstre o seu amor e preocupação. Seja uma boa amiga.