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...O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações problemas... Jean Piaget

terça-feira, 6 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher


Fruto de diversas manifestações em prol dos direitos femininos, o dia internacional da mulher comemorado no dia 8 de março, nos leva a uma reflexão dos direitos alcançados e das descriminações e violências morais e físicas ainda existentes.
Na escola, mais do que comemorar a data, é preciso trazer o assunto para ser discutido na roda da conversa, desenvolvendo nos alunos a conscientização dos direito igualitários de todos os seres humanos e enfatizando a importância social da mulher no mundo atual.

Para o ensino médio, deixo como sugestão de atividade o filme Revolução em Degenham, com a classificação etária 16 anos, gênero comédia. O filme retrata a greve de 1968 nas fábricas da Ford em Dagenham, que interrompeu a produção enquanto as mulheres protestaram contra a discriminação sexual e lutavam por aumentos salariais. Segundo especialistas, foi uma ação decisiva para que o Parlamento britânico aprovasse o Projeto de Paridade Salarial, de 1970. Para Sally Hawkins, uma das protagonistas da trama, trata-se de um tributo à coragem das mulheres dispostas a correr riscos para obter a igualdade entre os sexos no ambiente de trabalho.

  • Após o filme, é fundamental um debate propondo mudanças de atitudes e  de pensamentos e uma atividade coletiva ou não, que registre o conteúdo trabalhado. Esta atividade pode fazer ponte com as matérias história, sociologia, português, administração (ens. técnico) etc.


Para os pequenos, a fim de não esbarrar com os demais conteúdos a serem trabalhados, sugiro um painel simples para ser fixado no mural/entrada da escola.

Educação Infantil
  1. Após conversar com as crianças sobre o tema na roda da conversa, a professora deverá pedir para que cada criança fale sobre uma mulher importante em sua vida. Pedir que elas desenhem esta pessoa.
  2. A professora deverá fazer um registro para a fala de cada aluno. O registro deve conter frases do tipo "amo a vovó porque ela faz bolo para mim" ou " a mamãe é importante porque cuida de mim e me dá banho", "amo a tia Bete porque ela é muito engraçada" etc.
  3. Elaborar com as crianças uma moldura para cada desenho, que será fixado no mural junto com o depoimento. Para as crianças em fase de alfabetização, deixar que elas escrevam seus próprios depoimentos.
Fundamental I
  1. Sentada com os alunos na roda da conversa, a professora deverá falar rapidamente sobre a data comemorativa e sobre um conjunto de leis que rege o nosso país chamado Constituição Federal. 
  2. A professora deverá explicar o artigo 5 que diz:  Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
  3. Deixar que os alunos digam o que entenderam iniciando um debate.
  4. Enfatizar que todos nós somos diferentes, homens e mulheres, porém temos direitos iguais perante a lei. Todos merecemos o mesmo respeito, homens, mulheres e crianças.
  5. Entregar para os alunos o contorno de um rosto propondo que desenhem eles mesmos. Utilizar materiais de colagem como lã, recortes diversos, folhas coloridas etc. Pedir que os alunos escrevam seus nomes na atividade.

  6. Depois de tudo pronto, colar os rostos em um cartaz com o título            " Somos diferentes e temos direitos iguais! ". Fixar o cartaz em um mural ou painel.
  7. Junto com a professora de artes, propor que eles confeccionem um cartão para ser entregue a uma mulher que eles admiram ou acham especial.

Segue modelos de cartões



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Espero que tenham gostado de tudo!!!
beijos
.:Daniele:.

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